Segurança da Informação

Na era digital, da Sociedade da Informação para a Sociedade do Conhecimento, a informação passou a ser a moeda de troca.

A corrida pela melhor informação, para estar à frente dos concorrentes ou dos inimigos, criou um cenário de guerra cibernética. Esta guerra, gerou ferramentas e "especialistas", que vêm migrando a passos largos para crimes digitais contra empresas e cidadãos comuns.

Temos como exemplos a invasão de dispositivos, que em 2012 foi tipificado pela Lei 12.737 (conhecida como Lei Carolina Dieckmann), sequestro de dados virtuais,o ataque de negação de serviço (também conhecido como DoS Attack, um acrônico em inglês para Denial of Service), que é uma tentativa de tornar os recursos de um sistema indisponíveis para seus utilizadores ou, ainda, o roubo de informações confidenciais de uma empresa.

Nos crimes contra a honra praticados pela internet, calúnia, injúria difamação, as repercussões e os danos aumentaram exponencialmente, tomando dimensões jamais imaginadas.

Já existe uma indústria criminosa de especialistas em cybercrimes, vendendo a captura de dados de empresas, dados pessoais de executivos, contas bancárias, e qualquer informação que possa comprometer alguém, ou uma empresa.

Se, antigamente, criminosos observavam com binóculos e reviravam latas de lixo, agora com alguns cliques e técnicas de engenharia social aplicadas corretamente, eles conseguem estar preparados para qualquer golpe, ou ato criminoso, e você e/ou sua empresa precisam estar preparados para este novo cenário de ameaças cibernéticas.

Oferecemos, assessoria jurídica para:

  • Diagnóstico de auditoria técnica-legal do estágio de maturidade de segurança da informação na empresa;
  • Elaboração e implantação de Sistema de Gestão de Segurança da Informação, abrangendo da PSI, às normas, procedimentos e cláusulas contratuais;
  • Constituição de Política de BYOD e norma de mobilidade;
  • Constituição e atualização do Código de Ética da TI e do Código de Conduta do Colaborador, bem como demais instrumentos legais para atender novas questões trabalhistas e de segurança trazidas pelo uso de redes sociais e ferramentas de mobilidade;
  • Elaboração de Política de Mídias Sociais;
  • Criação e apoio das campanhas de conscientização de segurança da informação, com elaboração de cartilhas e conteúdos interativos;
  • Elaboração de acordos de confidencialidade e NDA’s;
  • Assessoria em Direito Digital para garantir que a atuação das áreas de TI e SI estejam alinhadas com as normas da ABNT NBR ISO IEC 27001:2006, 27002:2005 e 18044, ITIL, e COBIT bem como a legislação em vigor;